Belgique België Deutschland France International Italia Polska
Baloise Wealth Manager (para parceiro) Link öffnet in einem neuen Tab
A nossa Empresa Baloise, uma empresa responsável
A posição da Baloise no que diz respeito ao Regulamento relativo à divulgação de informações relacionadas com a sustentabilidade no setor dos serviços financeiros (SFDR)

O mundo desenvolveu a sua estratégia de sustentabilidade. Dos grupos de reflexão especializados, o debate principal passou agora para o G20 e outras plataformas de Estabilidade Financeira. Resulta claro que o setor financeiro (incluindo o setor dos seguros) tem um papel preponderante num mundo mais sustentável.

A Baloise Vie Luxembourg S.A. (“Baloise”), enquanto Empresa de seguros procura criar valor sustentável com base na ideia decomunidades solidárias. Estamos conscientes da importância em assumir a nossa responsabilidade e colocar as nossas ações ao serviço do desenvolvimento sustentável no setor dos seguros.

Um comportamento responsável, empenhado e uma gestão sustentável que envolva os diversos grupos relevantes fazem parte integrante da nossa orientação estratégica. Para o efeito, o Grupo Baloise implementou  um  modelo de criação de valor,  alinhado com o nosso modelo empresarial. Ilustrando desta forma, a forma de como criamos valor sustentável a partir de vários recursos - colaboradores, clientes, sociedade, ambiente, parceiros e investidores.

Neste contexto, a União Europeia emitiu o Regulamento (UE) 2019/2088 de 27 de Novembro de 2019 relativo à divulgação de informações relacionadas com a sustentabilidade no setor dos serviços financeiros (doravante, o “SFDR”), o qual  entrou em vigor a 10 de Março de 2021. A partir daí, implementamos várias ações relacionadas com a sustentabilidade, de acordo com o SFDR.

Para quaisquer questões ou informações sobre este assunto: esg@baloise.lu.

Integração de riscos sustentáveis no processo de tomada de decisões de investimento (Artigo 3 SFDR)

Para a Baloise, o desenvolvimento sustentável e o negócio dos seguros têm semelhanças significativas: atividades a longo prazo e tratamento responsável dos riscos e recursos. É desta forma que representamos um investimento atrativo e sustentável. Estamos convencidos de que a integração dos critérios da ESG no nosso processo de investimento terá um impacto positivo sobre o retorno e reduzirá os riscos da ESG. Além disso, investir responsavelmente também nos permite criar valor acrescentado positivo para o ambiente e a sociedade.

Para os fundos próprios e compartimentos garantidos geridos pela Baloise, são aplicáveis os princípios estabelecidos na Estratégia Geral de Investimento Responsável da Baloise.

A Estratégia de Investimento Responsável rege a integração dos fatores  ESG nas decisões de investimento e baseia-se em três pilares estratégicos, como infra ilustrado . 

  • Exclusão: excluímos as empresas do universo do investimento. As empresas podem ser excluídas se realizarem atividades comerciais relacionadas com armas controversas ou se estiverem envolvidas na indústria do carvão (mais de 30% das receitas totais).
  • Integração: integramos fatores de sustentabilidade na análise de investimento, tendo em conta as classificações da ESG. As empresas com uma classificação abaixo de B (de acordo com dados da MSCI Inc.) não estão incluídas no universo do investimento.
  • Voto por procuração: como acionista responsável, exercemos os nossos direitos de voto sobre ações suíças com base nos princípios de uma gestão sã e ética.

Uma descrição detalhada dos indicadores delineados utilizados no processo de decisão de investimento da Baloise pode ser encontrada na Política de Investimento Responsável da Baloise.

No que diz respeito aos fundos externos, aos fundos coletivos internos e aos fundos dedicados internos, aplicam-se as estratégias de investimento dos respetivos gestores externos de ativos. Quando aplicável, referimo-nos à política de investimento dos gestores de ativos externos e fornecemos referências adequadas às respetivas políticas no nosso site.

A partir daí, para todos os investimentos escolhidos por um tomador de seguro que são geridos por um gestor de ativos externo, a Baloise implementou uma política de due diligence a fim de verificar se estes investimentos fornecem as informações necessárias para cumprir o regulamento de sustentabilidade.

Não consideração dos impactos negativos das decisões de investimento/aconselhamento de seguros sobre fatores de sustentabilidade (artigo 4º do SFDR)

Neste momento, a Baloise não considera os impactos negativos das decisões de investimento/aconselhamento de seguros sobre fatores de sustentabilidade relativos ao Artigo 4 SFDR.

Ao analisar os potenciais impactos, esforçamo-nos por ligar a consideração dos impactos negativos sobre os fatores de sustentabilidade a indicadores específicos, a fim de assegurar uma avaliação totalmente abrangente e quantitativa. Como as opções de investimento da Baloise são muito complexas e diversificadas, a quantidade de dados relevantes necessários para desenvolver estes indicadores não está atualmente disponível para todas as classes de ativos. Trabalhamos constantemente no sentido de expandir e melhorar a base de dados, fruto deum diálogo intensivo com a Baloise Asset Management e os nossos prestadores de fundos de terceiros. Esperamos que a primeira consideração dos principais impactos negativos (PAI) e a divulgação dos mesmos seja realizada nos próximos anos.

Integração dos riscos de sustentabilidade na política de remuneração (artigo 5.º do SFDR)

Baloise implementou uma “Política de Remuneração” que rege os processos relativos à remuneração dos membros do comité executivo. Esta política está alinhada com as informações das orientações e políticas internas do Grupo Baloise e da BAM.

A política de remuneração é concebida não só para ser competitiva e orientada para os resultados, mas também para encorajar os executivos a alinharem o seu foco a longo prazo com os interesses das partes intervenientes, particularmente os acionistas. Para este efeito, o sistema de remuneração prevê que uma parte significativa da remuneração variável seja atribuída em ações que são restringidas durante três anos e expostas ao risco de mercado durante este período. Além disso, os três níveis de funções mais elevados recebem unidades em função do desempenho, o que significa que uma outra componente dos seus salários é paga através de direitos futuros. Estas unidades em função do desempenho também devem ser detidas durante três anos antes de serem convertidas em ações como forma de remuneração diferida. Tanto a proporção da remuneração variável no pacote salarial total como a proporção da remuneração atribuída em ações restritas ou à medida que a remuneração diferida aumenta de acordo com o âmbito de responsabilidade e influência estratégica dos trabalhadores.

A partir daí, a política de remuneração é concebida para promover uma gestão de riscos sólida e eficaz e não encoraja a tomada de riscos em relação aos riscos de sustentabilidade. Para assegurar a integração do risco de sustentabilidade na política de remuneração, o alinhamento da política de remuneração com as normas regulamentares do SFDR é regularmente revisto.

Revisão da divulgação de informações (Artigo 12 do SFDR)

Em conformidade com o Artigo 12 do SFDR, Baloise deve assegurar que qualquer informação publicada em conformidade com o Artigo 3, 5 ou 10 SFDR permaneça atualizada. Caso a Baloise alteretal informação, procederá à publicação  aqui de uma explicação clara de tal alteração.

Última atualização em dezembro de 2022

A nossa abordagem à sustentabilidade

O nosso papel como segurador é proteger as pessoas de quem gostamos e o que lhes pertence, mas mais amplamente, é proteger o que é importante e promover o progresso da humanidade. É do ponto de vista da Responsabilidade Social das Empresas (“RSE”) que podemos agir!

Baloise inspira-se nos objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas ao dar forma à sua política de sustentabilidade. Foram assim introduzidos processos adequados de criação de valor para cada um dos objetivos sobre os quais Baloise tem maior influência: bem-estar, educação, inovação, etc.

A nossa visão: criar valor para todos os nossos intervenientes!

Aumentar o bem-estar do nosso pessoal

Queremos proporcionar o melhor ambiente possível para o nosso pessoal, promovendo a diversidade, o desenvolvimento pessoal e o bem-estar.

A nossa nova sede ecológica

Em 2023 mudamos para a nossa sede em Leudelange.

Escolhemos um edifício totalmente em madeira certificado WELL, a fim de colocar o bem-estar do nosso pessoal no centro dos nossos esforços. Como edifício “inteligente”, irá incorporar soluções de gestão energética ativa e passiva concebidas para otimizar o consumo e promover o conforto e a segurança dos nossos colaboradores.

Flexibilidade no local de trabalho
  • Todos os nossos colaboradores detinham computadores portáteis muito antes da crise da COVID, o que permitiu que após  as primeiras medidas de encerramento a organização para que o trabalho fosse feito a partir de casa em ótimas condições.
  • Novas formas de trabalho: optidesk, flexdesk, formação baseada na flexibilidade... para trabalhar melhor e de forma diferente!
  • Dependendo de função, o trabalho a tempo inteiro ou a tempo parcial é agora possível.
Um tipo diferente de mobilidade
  • A Baloise dispõem de carros elétricos  disponíveis para viagens de negócios.
  • Estacionamento de bicicletas para incentivar a deslocação pendular sustentável.
  • Vagas de estacionamento reservadas para a partilha de automóveis.
Medidas rigorosas para um consumo RESPONSÁVEL
  • Utilização de produtos neutros em CO2 para o nosso material de escritório.
  • Reduzir e efectuar a triagem  do nosso lixo.
  • Reduzir o nosso consumo de papel e digitalizar os nossos procedimentos.
  • Apresentação de produtos locais para as nossas máquinas de venda automática.
Formação dos nossos colaboradores

Levamos muito a sério a formação dos nossos colaboradores e dos nossos agentes:

  • Cursos de formação dedicados: liderança, desenvolvimento pessoal, capacidades empresariais...
  • Uma cultura de inovação graças às atividades do nosso Laboratório de Ideias
  • Encorajar uma maior mobilidade
As vantagens da Baloise

Queremos que se sintam tão bem-vindos quanto possível na família Baloise:

  • Programas de saúde e bem-estar (gestão do stress, meditação, equilíbrio trabalho-vida, alimentação saudável, serviço de concierge ...)
  • Vacinação contra a gripe para todo o nosso pessoal
  • Controlos de saúde regulares
  • Associações desportivas e outras associações internas
  • A possibilidade de comprar tempo extra de folga
  • Taxas reduzidas nos nossos produtos de seguros e outros benefícios para o pessoal 

A Baloise atribui importância à gestão sustentável do seu negócio e à permanência de colaboradores de alto desempenho. É igualmente importante para a Baloise que a sua remuneração não só seja competitiva e orientada para os resultados, mas também encoraje os colaboradores  a alinhar o seu foco a longo prazo com os interesses das partes interessadas, particularmente os acionistas. Para este efeito, o sistema de remuneração prevê que uma parte significativa da remuneração variável seja atribuída em ações que são restringidas durante três anos e expostas ao risco de mercado durante este período. Além disso, os níveis de funções mais elevados recebem unidades em função do desempenho, o que significa que uma outra componente dos seus salários é paga como direitos futuros; estas unidades de participação devem ser detidas durante três anos antes de serem convertidas em ações como uma forma de remuneração diferida. Tanto a proporção da remuneração variável no pacote salarial total como a proporção da remuneração atribuída em ações restritas ou à medida que a remuneração diferida aumenta de acordo com o âmbito de responsabilidade e influência estratégica dos trabalhadores.

Apoio aos nossos clientes e parceiros

Queremos ajudar os nossos clientes e partes interessadas a viver uma vida mais simples e sem stress. Tudo isto graças a comunicações claras, e a soluções e serviços que satisfazem e excedem as suas exigências.

Satisfazer os nossos clientes
  • Envolvendo-os na nossa transformação empresarial através de painéis regulares, a fim de compreender as suas necessidades específicas
  • Consultando-os com a maior frequência possível, a fim de oferecer um serviço melhor e contínuo!
Simplificar os seguros
  • Temos por objectivo oferecer aos nossos clientes um e  processo simplificado e fácil de utilizar
  • Documentação transparente e clara
  • Processos digitalizados de forma a reduzir o consumo de papel: assinatura eletrónica, portal do cliente ...
Fazer uma oferta responsável e ecológica no âmbito do(s)
Com fortes regras éticas para assegurar a maior transparência para os nossos clientes e parceiros!
  • Conformidade robusta
  • Auditorias regulares
  • Revisões regulares dos nossos processos-chave
  • Produtos eficazesa claros e transparentes para os nossos clientes
  • Uma abordagem transparente e responsável da tributação.
Uma empresa comprometida com uma sociedade responsável

Baloise está ativamente envolvida no tecido local do Grão-Ducado através de parcerias:

  • Desporto: patrocinador para a Federação de Atletismo do Luxemburgo, para a competição internacional de salto equestre Réiser Päerdsdeeg/CSI;
  • Cultura: ao apoiar o “Rockhal”, a maior sala de espetáculos e concertos do Luxemburgo;
  • No âmbito da saúde e prevenção:
    • Ao apoiar a Fondation contre le Cancer durante mais de 10 anos
    • Ao apoiar a associação ALAN que ajuda as pessoas afetadas por doenças raras

Baloise é também um parceiro da Universidade do Luxemburgo e estabeleceu parcerias privilegiadas com várias associações de estudantes.

  • Objetivo: facilitar os intercâmbios nos domínios da educação e das oportunidades de recrutamento de estudantes, concessão de bolsas de estudo, etc.

Proteção do ambiente

  • Uma nova sede ecológica e a escolha de materiais recicláveis (fornecimentos, mobiliário, etc.)
  • A promoção da digitalização vs. papel: iniciativa “Papel Zero”.
A Rede Interna de Sustentabilidade

Esta Rede, cujos membros provêm de todas as empresas do nosso grupo, é gerida pela Equipa de Desenvolvimento Sustentável do Grupo Baloise. Está empenhada no desenvolvimento da sustentabilidade para que seja uma parte integrante da nossa estratégia empresarial. Coordena a implementação nos nossos negócios e processos empresariais.

Conselho de Administração

O Conselho de Administração desempenha um papel ativo na supervisão e decisão sobre a implementação da nossa abordagem à sustentabilidade.

Comité Executivo

Assegura que a nossa tomada de decisão responsável e sustentável é integrada com tudo o que fazemos.

Comunidades locais

As comunidades locais (por exemplo, RH, gestão de produtos, etc.) são responsáveis pela implementação a nível operacional. Os membros da rede de sustentabilidade são o órgão coordenador em cada uma destas comunidades.

Os nossos membros no domínio da sustentabilidade

.

As nossas equipas estarão novamente contactáveis a partir da manhã de terça-feira, 24 de junho.